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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Um estudo descritivo dos modalizadores no gênero entrevista científica

Autores:
Maria Vanice Lacerda de Melo Barbosa (UFERSA - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO) ; Clécida Maria Bezerra Bessa () ; Erivaldo Pereira do Nascimento (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA)

Resumo:

Em qualquer processo de interação, os enunciados são apresentados argumentativamente, uma vez que a subjetividade do locutor fica marcada linguisticamente, ou seja, os elementos linguísticos selecionados pelo locutor sinalizam o objetivo da interação e orientam conclusões. Nesse sentido, nos enunciados apresentados, observa-se a força argumentativa que uma determinada palavra exerce no contexto de interação. Este trabalho tem como objetivo relatar uma investigação descritiva sobre as características semântico-argumentativas do gênero entrevista científica. Para isso, fundamentamos a nossa discussão na Teoria da Argumentação, de Ducrot (1988) e colaboradores; nos estudos da Modalização, abordados por Castilho e Castilho (1993), Cerevoni (1989), Koch (2002), Nascimento e Silva (2012), entre outros. E, para a discussão acerca dos gêneros do discurso, utilizamos como aporte teórico os estudos de Bakhtin (2010). A composição do corpus dessa investigação qualitativa, de caráter descritivo e interpretativista, é constituída por 2 (duas) entrevistas científicas, coletadas de periódicos da área de Letras, a saber: Revista L@el em (Dis-)curso e ReVEL. Esse estudo está vinculado ao projeto Estudos Semântico-Argumentativos e Enunciativos na Língua e no  Discurso (ESAELD), financiado com recursos do CNPq e executado no Laboratório de Estudos Linguísticos, da UFPB. Nas análises, observamos que a argumentação no gênero entrevista científica ocorre por meio de várias estratégias argumentativas, entre as quais os modalizadores discursivos, imprimindo diferentes efeitos de sentido nos enunciados em que aparecem.