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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Programa Reingresso: a construção de uma política de reinserção acadêmica de migrantes e refugiados na UFPR

Autores:
Bruna Pupatto Ruano (UFPR - Universidade Federal do Paraná)

Resumo:

A presente comunicação tem como objetivo refletir sobre a construção da disciplina Português como Língua de Acolhimento para Fins Acadêmicos dentro das ações de acolhimento propostas pelo programa de aproveitamento de vagas remanescentes para a reinserção de migrantes/refugiados na UFPR. O Programa Reingresso teve início em 2015 a partir da Resolução Nº 13/14-CEPE com o intuito de aprovar normas para o acesso de migrantes e refugiados regularmente admitidos no Brasil e portadores do estado de refugiado ou de visto humanitário que tenham iniciado cursos superiores em instituições de ensino no estrangeiro aos cursos de graduação da UFPR. Para desenvolver essa discussão, partiremos da apresentação da disciplina e análise de parte do material didático elaborado especialmente para esse fim, em uma iniciativa do Programa “Política Migratória e Universidade Brasileira”. Com duração de um quadrimestre, foram realizados 15 encontros, somando no total, 45 horas de aulas em um contexto muito específico de ensino-aprendizagem: Português como Língua de Acolhimento (ANÇÃ, 2004; GROSSO, 2010) e ensino de línguas para fins acadêmicos (MANGIANTE & PARPETTE, 2004, 2011). Parte-se do pressuposto de que a condição de refúgio impõe desafios adicionais à esse processo, o migrante refugiado encontra-se submetido, por exemplo, a um conjunto de pressões econômicas, sociais, psíquicas e legais que o colocam em uma posição de vulnerabilidade. Com o intuito de facilitar a integração desses sujeitos nesse novo espaço, a disciplina e os materiais didáticos elaborados, visam  propiciar aos estudantes uma compreensão da estrutura institucional e cultural de diversas esferas da Universidade, bem como, auxiliá-los na aquisição de um conhecimento linguístico  específico do âmbito acadêmico brasileiro por meio da abordagem de gêneros textuais próprios do contexto universitário. Até o presente momento 52 alunos já foram admitidos por meio deste edital em cursos de graduação nas mais diversas áreas do conhecimento da UFPR.