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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O uso dos marcadores pragmáticos por aprendizes de língua adicional

Autores:
Bruna Milano Schepers (PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)

Resumo:

Tendo em vista a escassez de estudos referentes à linguagem oral em Português como Língua Adicional (PLA), como também no que diz respeito ao uso de marcadores pragmáticos por falantes de línguas adicionais, a proposta desta pesquisa é coletar dados de fala informal com vistas a caracterizar o uso dos marcadores tipo e like. A escolha de tais marcadores para um estudo mais aprofundado é justificada pela sua potencial equivalência e, portanto, possível transferência linguística durante o desenvolvimento e aquisição do português ou inglês como línguas adicionais. A pesquisa, portanto, será baseada nos princípios metodológicos da Análise da Conversa aliados à Linguística de Corpus (CA e CL) (WALSH, 2013). Os dados serão coletados a partir de entrevistas informais com alunos estrangeiros em mobilidade acadêmica na PUCRS. Estes alunos possuem inglês como primeira língua e espanhol e português como línguas adicionais em diferentes níveis de proficiência, os quais também serão testados. As transcrições serão feitas com a ferramenta CLAN (Computerized Language Analysis). A compilação de um corpus oral de aprendizes de línguas adicionais mostra-se de extrema relevância para a área de estudos especializados de, por exemplo, PLA ou Inglês como Língua Adicional, e oferece inúmeras possibilidades de aplicação pedagógica, além de contribuir para a criação de material didático que auxilie o aprendiz a superar possíveis problemas pragmáticos de uso da língua.


Agência de fomento:
CNPq