Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O projeto Literatura na Fronteira em Vila Vitória (Oiapoque/AP) – Poema e Prosa na fronteira franco-brasileira

Autores:
Fabíola do Socorro Figueiredo dos Reis (UNIFAP - Universidade Federal do Amapá)

Resumo:

Este trabalho discute os impactos para o desenvolvimento do projeto “Literatura na Fronteira”, um trabalho em conjunto entre a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e a Associação Cultural Uaçá em Vila Vitória, distrito do município de Oiapoque (AP). O local apresenta índices alarmantes de analfabetismo e leitura, o que compromete o desenvolvimento escolar e social dos alunos de escolas públicas. Com o auxílio de autores e outros estudiosos de Ensino de Literatura, como Cosson (2016), Ferrarezi Jr (2016), Colomer (2007), Zilberman (2014) e Machado et al (2012), “Literatura na Fronteira” foi desenvolvido com o objetivo de tornar mais frequente o contato de livros infantis e outras narrativas literárias para crianças e jovens de várias faixas etárias e culturas (brasileiros, franceses, franco-brasileiros, indígenas Palikur e Galibi), trabalhar a leitura e reescrita dessas histórias acompanhadas de outras atividades artísticas, como pinturas e filmes. Uma vez por semana há dois encontros em Vila Vitória entre a equipe do projeto e os participantes mirins: um encontro na Associação Cultural Uaçá e outro encontro nas escolas da região, nos quais são trabalhados narrativas orais, histórias em quadrinhos, prosa e poesia em língua francesa e língua portuguesa. Apresentamos os primeiros trabalhos e as avaliações de diagnóstico formuladas nos primeiros meses e as atividades que serão desenvolvidas nos demais semestres.