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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Parafraseando "Contos": uma estratégia para a ampliação vocabular

Autores:
Ellen de Paula Von Glehn (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Eliana Dias (UFU - Universidade Federal de Uberlândia)

Resumo:

O presente projeto tem o objetivo de ampliar o vocabulário de estudantes de uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública da cidade de Uberlândia-MG, Escola Estadual Joaquim Saraiva. Tal proposta se baseia nas teorias de pesquisa-ação de Tripp (2005) e será realizada por meio de oficinas com atividades de leitura de Contos de mistério e terror, previamente selecionados, busca, com uso de dicionários escolares e um glossário formulado pela pesquisadora, do sentido das palavras desconhecidas pelos alunos e consequente produção de paráfrases de trechos dos textos lidos. A proposta de intervenção pedagógica fundamenta-se nas estratégia de leitura, segundo os Parâmetros Nacionais Curriculares, além de teorias da Lexicologia, das relações de sentido, como a área da sinonímia, principalmente, da literatura acerca dos gêneros textuais, em especial o gênero Conto, e do embasamento a respeito da paráfrase. Para tal arcabouço teórico, serão estudados teóricos importantes essas áreas, como Ilari (2007), com as relações semânticas; Dias (2004), com a Lexicologia e a ampliação vocabular; Kleiman (2013), Kato (2007) e Genouvrier e Peytard (1974), acerca da leitura; Cortázar (1974) e Marcuschi (2009), sobre os gêneros, particularmente o Conto; Guimarães (2015), em relação à paráfrase; entre tantos outros, cuja obra ricamente servirá de fundamentação para este projeto. Espera-se que, ao longo do processo e após a realização das oficinas, os alunos tenham um vocabulário mais amplo e que saibam usá-lo de forma adequada nos mais variados contextos, substituindo palavras sempre que necessário. Além disso, intencionamos contribuir com reflexões acerca da prática pedagógica quanto ao trabalho de produção de paráfrases e quanto ao tratamento dado ao ensino das relações de sinonímia.