Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Tecendo narartivas e movimentos poéticos: o diálogo entre duas pesquisadoras-educadoras e a história da mulher

Autores:
Débora Sara Ferreira (UNESP RIO CLARO - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho") ; Lara Jatkoske Lazo ()

Resumo:

Este trabalho tem por objetivo, o diálogo intenso com a história da mulher, a partir dos movimentos de vida, poesia, leituras e vivências de duas educadoras-pesquisadoras em educação, e que compõem um texto-poesia, para pensar a condição das mulheres na contemporaneidade. Enquanto eixo teórico-metodológico, este trabalho perpassa a pesquisa autobiográfica (DELORY-MOMBERGER, 2011) e pesquisa narrativa (LIMA et al, 2015), dispondo-se a olhar para a experiência enquanto educadoras e pesquisadoras em formação.

Através do diálogo com a pesquisa intitulada: "Narrativas de vida, (re)invenção de si: um estudo acerca da condição da mulher na contemporaneidade"[1], e do diálogo com a pesquisa "Literatura Clássica e práticas artísticas: narrativas e estudos de uma professora acerca da formação do leitor adolescente",[2] é possível o (re)encontro com experiências, em sala de aula e com as pesquisas-poéticas que são compostas no caminhar docente, sempre em movimento, sempre indagante, que envolvem a constituição subjetiva e discursiva do sujeito (BAKHTIN, 2015).

Portanto, este trabalho, segue inacabado, com indagações múltiplas no que concerne á condição da mulher (BEAUVOIR, 2009), através das narrartivas de experiência das pesquisadoras-educadoras,  que se tecem enquanto fios-poéticos-indagantes.

O diálogo com os autores Bakhtin, Freire, Larrosa, Rancière, Foucault, Deleuze, Guattari e Tiburi, se faz prepondeirante para a reflexão da experiência, da emancipação, da escrita enquanto devir, das artes da existência e do feminismo,  enquanto movimento que nos possibilita conhecer a história das mulheres.

 

[1] Este estudo encontra-se em andamento, sob orientação da Profa. Dra. Maria Rosa Rodrigues Martins de Camargo, da UNESP de Rio Claro.

[2] Este estudo, encontra-se concluído, sob orientação da Profa. Dra. Maria Rosa Rodrigues Martins de Camargo, da UNESP de Rio Claro.

 


Agęncia de fomento:
CAPES