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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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A formação inicial do professor de português: o curso de Letras

Autores:
Andréia da Cunha Malheiros Santana (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Ana Cristina Silva (UEL - Universidade Estadual de Londrina)

Resumo:

O presente trabalho buscou investigar a atratividade da carreira docente em Letras na cidade de Londrina, com este objetivo foi elaborado um questionário destinado aos alunos do Cursinho Pré-Vestibular da Universidade Estadual de Londrina. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, cuja investigação de natureza qualitativa teve como foco principal identificar as causas da baixa procura pelo curso de Letras. Para Gil (2010), esta modalidade de pesquisa consiste em um estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, permitindo assim, um amplo detalhamento na investigação e no conhecimento de um fenômeno social contemporâneo. O estudo justifica-se diante da significativa diminuição de interesse pelas vagas referentes à licenciatura de Letras na Universidade Estadual de Londrina. Desinteresse esse que gera escassez alarmante no número de docentes disponíveis para suprir as carências da educação básica. Partindo do pressuposto de que a docência encontra-se em crise, diante da baixa procura pelos cursos de licenciatura, em especial pelo curso de Letras, após a organização e análise dos dados foi possível traçar o perfil dos estudantes que optaram pelo curso de Letras e compreender as causas da sua baixa procura. A fundamentação teórica articulou os estudos de Gatti (2010), Gatti e Barreto (2009), Antunes; Tartuce; Nunes (2014), André (2008), Miranda dos Santos (1996), Vargas (2010), dentre outros estudiosos. Como conclusão foi possível perceber que a docência vem sendo a última opção dos estudantes devido a diferentes fatores tais como baixo rendimento salarial, pouco respeito dos estudantes e alto nível de exigência.


Agência de fomento:
Bolsa UEL