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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Os emojis como recurso argumentativo para ampliação tópica nos comentários do Facebook

Autores:
Mônica Lopes Smiderle de Oliveira (UFES - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO)

Resumo:

Os participantes de uma interação, seja real ou virtual, buscam um tema ou assunto que oriente o processo conversacional a fim de prolongar o evento interacional. Esse elemento é identificado como tópico discursivo que é definido, no sentido geral, por Brown & Yule (1983) como “aquilo sobre o que se está falando”, num determinado contexto em que os interlocutores interagem dentro de um mesmo tópico e sabem quando alteram, cortam, retomam ou fazem digressões. Nas interações virtuais, os interlocutores interagem utilizando os emojis para exprimir emoções, sensações e representar expressões faciais e modalizações, nas postagens e comentários do Facebook. Tais comentários podem ser (im)polidos, o que gera conflitos nas  conversações e as estratégias de cortesia buscam minimizar esse conflito, mantendo um equilíbrio social. Nesse sentido, nosso objetivo é verificar como ocorre a interação nesse ambiente virtual, investigando como os esse recurso imagético digital é utilizado como estratégia argumentativa nos comentários do Facebook. Então, nesse trabalho, verificaremos como se constituem os argumentos pragmáticos em comentários do Facebook e para isto, verificaremos como a face é construída, preservada ou “perdida”, por meio dos ensinamentos de Goffman (1981), Brown e Levinson (1975), Leech (1983) e Escandell Vidal (2006[1993]). Dessa forma, este trabalho tem também por intuito apresentar a noção de tópico discursivo, bem como as características de manutenção, descontinuidade, mudança e digressão empregadas nas interações do Facebook. Para isto, recorremos aos estudos de Reinhart (1981), Brown & Yule (1983), Givón (1983, 1990), Jubran (1992, 2006), Gómez-Gonzáles (2000), Lins (2006) e Pinheiro (2006) que nos possibilitam, de modo geral, a definir tópico discursivo como um fio unificado que é desenvolvido em um contexto para identificar como se trata algum assunto. E por fim, analisaremos como os recursos imagéticos digitais se configuram como estratégias argumentativas para ampliar o tópico discursivo no gênero comentário