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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O tratamento dos advérbios em livros didáticos brasileiros

Autores:
Mariana Perigrino (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas)

Resumo:

A definição de classes de palavras (ClPs) em livros didáticos (LDs) privilegia critérios morfossemânticos. Estudos em teoria gramatical (Câmara Jr, 2011; Donati, 2008) apontam, contudo, a relevância do critério distribucional no estudo das ClPs. Assumindo desenvolvimentos recentes da Gramática Gerativa (Chomsky, 1986), o presente trabalho tem como objetivo principal analisar como é feita a transposição didática do conceito de “advérbio” em dois LDs do Ensino Médio (um deles pertencente ao PNLD). Busca-se identificar a relevância de critérios distribucionais na classificação dos vocábulos e a presença (ou não) de teorias gramaticais na conceituação das ClPs. Ademais, o trabalho investiga se os materiais selecionados se aproximam do que o PNLD, para a escolha do material didático, delimita como critérios linguísticos. Primeiramente, será identificado o método adotado para apresentar os advérbios e suas propriedades; após, serão verificados os critérios (morfológicos, semânticos ou sintáticos) utilizados para a classificação dos advérbios. Também, se verificará a presença (ou não) da epistemologia de teorias gramaticais nos LDs. Por fim, partindo da análise, será possível submeter os LDs ao questionário presente no PNLD sobre o que é delimitado como necessário para a abordagem de conhecimentos linguísticos. Os livros analisados (“Língua Portuguesa: linguagem e interação 1” (Faraco, Moura e Maruxo Jr) e “Gramática e Texto” (Nicola)) tendem a valorizar o método empírico-indutivo e o critério semântico na classificação dos advérbios: levam os alunos, a partir de exemplos, a deduzirem o que são advérbios, sendo o “sentido” dessa ClPs evocado na definição (são apresentados como modificadores, do verbo, que indicam circunstâncias). Predominam, nos LDs analisados, conceitos da Gramática Tradicional. Fosse utilizado o critério distribucional, seria possível evitar que os alunos incorressem em “classificações inadequadas” – como reconhecerem, como adjetivo, um certo advérbio, por ambos serem modificadores de outros constituintes –, uma vez que advérbios ocupam posições diferentes das de adjetivos.