Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Pesquisa de Pós-doutorado

Autores:
Catia Regina Braga Martins (U OF T - Universidade de Toronto)

Resumo:

Língua Portuguesa enquanto Língua de Herança (LH): ensino e cultura no contexto de diáspora lusófona em Toronto, Canadá.

 

O trabalho Língua Portuguesa enquanto Língua de Herança (LH): ensino e cultura no contexto de diáspora lusófona em Toronto, Canadá fundamenta-se na perspectiva sociocomunicativa de ensino de língua, a partir da análise das referências epistêmicas e metodológicas empregadas no ensino de LP/LH na Universidade de Toronto - UofT, considerando os paradigmas instrucionais por meio dos quais se realizam as experiências dos “atores pelo mundo” e como respondem às condições locais. Realizada junto aos graduandos de Língua Portuguesa e orientada na concepção da Linguística Aplicada Crítica: identidades, cultura e ensino de língua – sob os postulados de linguagem, dos Estudos Culturais e Identidades Sociais de RAJAKOPLALAN (2001, 2002, 2003), WOODWARD (2005); análise da Língua Adicional como Língua de Herança de KAGAN, CARREIRA E CHIK (2017), os estudos de materialidade de MAHER (2002); do capital cultural de BOURDIEU (1991), dos multiletramentos em contextos culturais diversificados BARTON (2007), HORNBERGER (2003), PENYCOOK (2006, 2008), PAYER (2007); de aspectos teóricos e epistemológicos dos Novos Estudos de Letramento propostos por BARTON & HAMILTON (1998), GEE (2005), STREET (2003), entre outros. A pesquisa-ação foi selecionada como referencial metodológico BARBIER (2009, 2014) por favorecer o diagnóstico da situação, o planejamento de ação e intervenção, a avaliação dos resultados e o confronto das perspectivas de análise junto à comunidade de colaboradores. Realizou-se junto ao grupo de pesquisadores colaboradores do GECAL (Grupo de Estudos Críticos e Avançados de Linguagem), Universidade de Brasília (UnB/CNPq), e ao grupo de alunos da turma de Ensino da Gramática do Português Avançado: Análise e Produção Acadêmica do Programa de Língua Portuguesa, Departamento de Português e Espanhol, Universidade de Toronto, Língua Portuguesa enquanto Língua de Herança (LH): ensino e cultura no contexto de diáspora lusófona em Toronto, Canadá.