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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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PRÁTICAS DE GOVERNAMENTALIDADE DE LEITURA NA SOCIEDADE DE CONTROLE: O SABER/PODER DOS BOOKTUBERS

Autores:
Karenn Beatriz de Lima Costa (UFPB - Universidade Federal da Paraíba)

Resumo:

Para estudar como ocorrem as relações de poder em uma sociedade, Michel Foucault vai analisar as formas de gestão do corpo social, ou seja, a governamentalidade, desde a Antiguidade até o século XX. Segundo ele, a partir do século XVII na sociedade ocidental, instaurou-se o que ele denomina de “biopolítica”, ou seja, a maneira pela qual se governa os indivíduos através de um certo número de práticas disciplinares. Na atualidade, os booktubers, inseridos em uma biopolítica digital, conduzem a prática de leitura da população de leitores que assinam seus canais. Nesta pesquisa, em nível de Iniciação Científica, objetivamos analisar como se instauram as relações de saber-poder por meio das práticas de governamentalidade do sujeito booktuber. Para atingir nossas metas, utilizamos o aporte teórico da Análise do Discurso de vertente foucaultiana, que nos permite discutir as relações entre sujeito, discurso e poder/resistência na materialidade sincrética (verbal e imagética) dos seus enunciados. Esta pesquisa caracteriza-se por ser totalmente de cunho qualitativo-interpretativo, vez que é pautada na interpretação de um fenômeno social. Interessa-nos o espaço digital que vem emergindo nas redes sociais, frequentado pelos amantes e interessados em Literatura. Logo depois do surgimento dos blogs literários, surgiu na plataforma Youtube, uma nova onda literária de sujeitos-leitores que, por meio de seus canais, apresentam resenhas, comentários ou/e críticas sobre obras literárias, tendo como público alvo, sujeitos-leitores. Pretendemos também investigar a produção de sentidos no discurso do sujeito booktuber para validar sua importância e influência sobre os assinantes dos seus canais e como ele funciona como o fiel da balança para o mercado editorial brasileiro.


Agência de fomento:
CNPq