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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A LEITURA EM TODAS AS ÁREAS DE CONHECIMENTO: DESAFIO NA CONTEMPORANEIDADE

Autores:
Maria Aliete Cavalcante Bormann (IFESP - Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy)

Resumo:

A LEITURA EM TODAS AS ÁREAS DE CONHECIMENTO: DESAFIO NA CONTEMPORANEIDADE

 

Maria Aliete Cavalcante Bormann – IFESP

alietecb@yahoo.com

Maria da Penha Casado Alves - UFRN

penhalves@msn.com

Resumo

Este artigo é parte de um estudo de pós-doutorado, em fase final, que trata a leitura compreensiva, enquanto competência básica que deve ser desenvolvida por professores de todas as áreas de conhecimento e, não apenas por professor de língua portuguesa. Nesse sentido, o objetivo do estudo é abrir um espaço para que os professores-alunos de uma instituição de ensino superior contribuam na competência leitora de seus alunos para que aprendam a ler e compreender diferentes textos que circulam no cotidiano. Acreditamos que ler é fundamental para se aprender qualquer componente curricular, portanto, deve ser responsabilidade e um dos grandes desafios da escola na contemporaneidade, pois precisa contribuir para o avanço na construção do conhecimento e, assim, ensinar aos sujeitos a ler para aprender, construindo sentido para os diferentes textos que circulam no cotidiano e têm uma finalidade. A metodologia se articula em dois aspectos específicos, mas conceitualmente e empiricamente ligados. No primeiro aspecto, propomos que ler é essencial para o ensino-aprendizagem em todas as áreas de conhecimento como uma proposta inclusiva e participativa, no segundo realizamos um levantamento experiências em que a leitura assume um papel de destaque. Portanto, os campos de conhecimento que apareceram com maior frequência trabalhando com a leitura, foram as Ciências, Educação Física, História, Matemática e Geografia. Os resultados ainda são tímidos, mas veem sugerindo que a escola pense em projetos coletivos para desenvolver a leitura e propiciar condições para ensinar e motivar a construção de estratégias exequíveis. O trabalho se sustenta em Volóchinov (2017), Bakhtin (1997, 2016), Alves (2009, 2011) Leffa (1996, 212), Geraldi (1991) e alguns documentos oficiais.

Palavras-chave: Leitura. Professores. Educação Básica.