Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A GRAMÁTICA COMO SUPORTE PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL

Autores:
Alceu Vanzing (FATIPUC - Faculdade de Tecnologia IPUC)

Resumo:

O tema central deste artigo é o uso da gramática nas aulas de língua portuguesa, pois se constata que o método tradicional de ensino é uma constante em muitas escolas, isto é, muitos professores, em pleno século XXI, ainda ministram aulas apenas com base na gramática normativa e com frases soltas, preparadas apenas para o ensino de determinada regra. Para discutir esse tema, apresenta-se uma proposta de desenvolvimento de aulas de língua portuguesa ministradas com base na concepção da linguagem como um processo de interação social. Nessa perspectiva, compreende-se que o ensino da gramática seja mais produtivo quando é visto como um suporte à produção textual. Sendo assim, este trabalho pretende investigar de que forma é possível ensinar gramática de modo que os conhecimentos gramaticais adquiridos contribuam para melhorar a qualidade da produção escrita. Por isso, apresenta–se um projeto para o ensino de gramática, para uma turma de sétimo ano do Ensino Fundamental, baseado na proposta de sequência didática da Escola de Genebra (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY), que aborda o ensino da linguagem sempre a partir de determinado gênero textual, trabalhando aspectos gramaticais como um suporte para a atividade de construção textual. Na produção deste trabalho, escolheu-se, por uma questão de interdisciplinaridade, o texto explicativo.