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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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PROPOSTA DE LEITURA LITERÁRIA E ESCRITA EM INTERFACE COM A CULTURA DAS MÍDIAS EM CIRCULAÇÃO ( JORNAL TELEVISIVO, PESQUISAS EM ENCICLOPÉDIAS VIRTUAIS E O GÊNERO DIGITAL BLOG)

Autores:
Soraya Souza de Carvalho (UFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE)

Resumo:

A presente comunicação tem por objetivo apresentar os resultados finais de um relatório de pesquisa que procurou investigar a efetividade da mediação das Culturas Digitais no ensino da leitura literária e da escrita em sala de aula. Calcou-se no método semiótico de Bordini e Aguiar (1988), consistindo na aplicação e acompanhamento dos procedimentos do método, destacando o potencial educativo do gênero textual romance (o livro selecionado foi Assassinato na floresta de Paulo Rangel) em interface com a cultura das mídias em circulação (jornal televisivo, pesquisas na internet e construção de um blog), privilegiando “o caldeirão de misturas da cultura contemporânea” (Santaella, 2007). Fundamentou-se teoricamente, na semiótica de Santaella (2012), na obra Linguagens líquidas na era da mobilidade (Santaella,2007) e em artigos científicos constantes nas obras organizadas por Roxane Rojo Escola conectada, os multiletramentos e as TICs (2013), Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos (2015), Multiletramentos na escola (2012), Jornalismo na Internet: planejamento e produção da informação on-line de J. B. Pinho (2003), Cibercultura (Levy [trad.] Costa, 2010). Para a abordagem do ensino de leitura e escrita utilizamos por fundamento as obras O texto na sala de aula (Geraldi,2011) e Língua e Literatura, propostas de ensino (Gomes, 2009). Os resultados finais da implantação do método semiótico permitem a afirmação de que os procedimentos promoveram a compreensão leitora e a produção de textos a partir da leitura crítica de textos literários em interação com textos multimidiáticos, favorecendo o processo ensino- aprendizagem.