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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Uma língua (português), dois países de origem (Portugal e Brasil): que cenários de ensino-aprendizagem de Português como Língua de Herança?

Autores:
Teresa Alexandra dos Santos Ferreira (UA - Universidade de Aveiro)

Resumo:

A pluricentricidade da Língua Portuguesa, natural e evidente quando se observa a distribuição de uso desta língua a nível mundial, veste-se e reveste-se de roupagens e contornos particulares quando a perspetivamos a partir de determinada variedade nacional; mais ainda quando cruzamos as variedades nacionais (já para não referir as intranacionais/regionais) com os estatutos de aprendizagem/aquisição da língua do ponto de vista do sujeito (aprendente/falante). No caso presente, interessa-nos o estatuto de Língua de Herança na confluência de geografias onde a língua portuguesa se assume atualmente como soberana (sem querermos entrar em outras questões igualmente pertinentes), a saber, Portugal e Brasil.

O curso online “Didática do Português Língua de Herança” tem sido promovido pelo Camões, I.P., desde 2014. Desde a sua génese, temos sido, respetivamente, as suas tutora e coordenadora. Da nossa experiência neste curso, nas suas diversas edições (sete, até ao momento), ressaltam dois perfis de formandos, que coincidem com a sua identificação geográfica (formandos de origem portuguesa vs. formandos de origem brasileira) e intralinguística (variedade europeia vs. brasileira). Esses perfis não são alheios às formas de ensino do português proporcionadas a nível estatal, tendo em conta o país de referência: por um lado, o ensino formal, com uma rede bem estabelecida e estruturada (Camões, I.P., Portugal); por outro, o ensino informal não-formal, promovido por iniciativas individuais e associativas de pais e educadores (Brasil). Esta diversidade de perfis reflete-se em questionamentos e modos de ação muito distintos, mas havendo, ainda assim, muitos pontos de convergência.

Nesta comunicação, iremos analisar dados provenientes do contexto formativo acima referido, nomeadamente, iremos: a) caracterizar os dois perfis enunciados; b) analisar e contrastar os seus interesses e motivações para participar nesta formação; e c) explorar os seus planos de ação no interior da última parte da formação – projeto de Investigação-Ação.