Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


UM OLHAR FUNCIONALISTA SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA MATERNA: as contribuições do funcionalismo para o ensino de análise linguística no Ensino Fundamental

Autores:
Júlio César Dinoá do Nascimento (UECE - Universidade Estadual do Ceará)

Resumo:

O ensino de gramática tradicional constitui um dos principais entraves para os que se dedicam ao trabalho com a linguagem e a língua na Educação Básica. Como bem nos lembra Antunes (2007), oferecer o ensino de terminologia gramatical não significa estar oferecendo o estudo da gramática que é necessária para que os estudantes atuem de forma eficiente e plena nos mais variados contextos de interação verbal. Neves (2008) critica esse ensino tradicional de gramática pautado apenas na identificação e rotulação das categorias e classes gramaticais, vistas de forma discreta e previamente resolvidas. Essa mesma autora nos recorda que esse ensino é, na verdade, irreal e afuncional, uma vez que ignora o próprio funcionamento da gramática da língua, que não se faz de regras absolutas, com condições automáticas de realização. Tendo em vista isso, este estudo objetiva discutir propostas de trabalho com a gramática à luz dos pressupostos funcionalistas, mais especificamente os pressupostos pertencentes às vertentes funcionalistas inglesa (HALLIDAY, 2004) e norte-americana (HOPPER; THOMPSON, 1980; GIVÓN, 1984; HOPPER, 1991). Para tanto, ilustram-se as reflexões com atividades de análise linguística nos mais variados gêneros textuais orais e escritos. Tais propostas de intervenção destinam-se, particularmente, a estudantes do Ensino Fundamental II (8º e 9º anos). Esperamos que esta discussão contribua para uma compreensão de gramática escolar como uma atividade que só se justifica se for pautada na reflexão sobre os usos linguísticos, ou seja, sobre o funcionamento efetivo das “peças” que constroem o discurso, com a finalidade de ampliar/desenvolver a competência comunicativa dos estudantes.