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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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Alternância entre passiva sintética e passiva analítica em textos acadêmicos do Português Brasileiro

Autores:
Millena Machado de Aguiar (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Maria Sabrina de Andrade Silva (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo:

Numa das pesquisas do Projeto PREDICAR (Formação e expressão de predicados complexos), focaliza-se a alternância entre usos oriundos de padrões construcionais como: [SN Predicador complexo com Vauxiliar de voz passiva (SPgenérico/indeterminado)]predicação com participante indutor desfocalizado/fora de cena  e [Predicador-SE SN]predicação com participante indutor desfocalizado/fora de cena em textos acadêmicos brasileiros. Objetiva-se analisar qual é o estatuto dessa variação e o que afeta o acionamento de um ou outro padrão. Análises prévias do corpus demonstram que algumas variáveis podem interferir na alternância ora apreciada, tais como: perspectiva de conceptualização do estado de coisas, tipo de estado de coisas, tipo de construção de estrutura de argumentos, estrutura finita ou não-finita do predicador, estatuto semântico do SN, polaridade, gênero textual (resumo, artigo), área científica (humanas e tecnológica) e recorte temporal. A principal hipótese deste labor é a de que a microconstrução [SN Predicador complexocom Vauxiliar de voz passiva (SPgenérico/indeterminado)], na modalidade escrita, passa a ser cada vez mais usada na organização do discurso acadêmico brasileiro. Para a análise dos dados, esta pesquisa baseia-se em pressupostos teóricos e metodológicos do enfoque socioconstrucionista (TRAUGOTT & TROUSDALE, 2013; GOLDBERG, 1995, 2006; LABOV, 2010; MACHADO VIEIRA, 2016; WIEDEMER & MACHADO VIEIRA, 2018). A partir do tratamento qualitativo e quantitativo de dados do uso, almeja-se uma esquematização que colabore para um olhar funcional sobre a variação em análise.