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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Estudos sobre validade e confiabilidade do exame Celpe-Bras

Autores:
Juliana Roquele Schoffen (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo:

O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) foi aplicado pela primeira vez em 1998. Desde então, o Celpe-Bras tem se mostrado um importante direcionador para o ensino de português como língua adicional no Brasil e em outros países (DORIGON, 2016, SCHOFFEN; MARTINS, 2016) e para o desenvolvimento de outros exames de proficiência (SCHLATTER ET AL, 2009). A perspectiva teórica que embasa o exame está fundamentada no uso da linguagem como ação conjunta (CLARK, 2000), na visão dialógica da linguagem (BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 2006) e na noção de gêneros do discurso (BAKHTIN, 2003). Tendo em vista a importância adquirida pelo Celpe-Bras em seus 20 anos de existência, tornam-se relevantes estudos que investiguem a validade e a confiabilidade do exame. O objetivo desta comunicação é apresentar resultados de estudos sobre o Celpe-Bras realizados pelo grupo Avalia, que atua na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a partir dos dados disponibilizados publicamente no Acervo Celpe-Bras (www.ufrgs.br/acervocelpebras) e de dados cedidos pelo Inep. Serão apresentados a descrição das tarefas da Parte Escrita do Celpe-Bras, que compreende uma proposta de novas especificações para o exame (SCHOFFEN ET AL, 2018), e estudos estatísticos relacionados à confiabilidade de quatro edições do exame (2015-2 a 2017-1). Os resultados apresentados permitem tornar públicas importantes informações sobre o exame, o que pode colaborar para a formação de professores e a preparação dos examinandos, bem como fomentar o trabalho de pesquisadores interessados em avaliação de proficiência em língua portuguesa.