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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Formação docente e uso das TIC: perspectivas para ciberformação

Autores:
Edilúzia Pastor da Silva (UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA)

Resumo:

O projeto de pesquisa e de intervenção, em andamento, aborda sobre a ciberformação no contexto da formação continuada de professores, no sentido de refletir sobre a profissionalidade docente na cibercultura.  Alicerçada nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e em diversos ambientes virtuais, a cultura digital promoveu mudanças de paradigmas em relação aos modos de construção e compartilhamento de conhecimentos, promovendo, assim, a necessidade de outras competências do professor para a prática didático-pedagógica. Assim, potencializar o uso das TIC no espaço escolar, de forma crítica, coloca o professor como principal agente das interações sociais. Nessa perspectiva, o presente estudo questiona: como uma ciberformação, organizada com professores em Ambiente Virtual de Aprendizagem, contribui para ampliação do letramento digital e a tecitura de ações de inteligência coletiva na rede municipal de Valente-BA? Para tal, a pesquisa tem como objetivo compreender como a ciberformação docente, mediada pelo AVA, oportuniza a inclusão das TIC e a construção da inteligência coletiva num ambiente de formação docente na rede pública de ensino. Epistemologicamente, tem como base a abordagem construcionista (PAPERT, 2008), que apresenta o professor como agente construtor de ambientes de aprendizagem. A metodologia partirá de uma abordagem qualitativa no âmbito da pesquisa-formação (SANTOS, 2014). Para a análise dos dados, levaremos em consideração informações e dados produzidos no próprio ambiente virtual de aprendizagem, a partir do método netnográfico (KOZINETES, 2014). Teoricamente, este estudo baseia-se na concepção de Inteligência Coletiva (LÉVY, 1993), Cibercultura (LÉVY, 1994, 2009; LEMOS, 2003); Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA (ALVES, 2009; BELLONI, 2009; SANTOS, 2006; SILVA, 2006); Formação Docente (NÓVOA, 2009; SCHÖN, 2000). Espera-se, com essa pesquisa, discutir sobre contribuições que a ciberformação apresenta para o professor em relação ao uso das TIC em sua ação pedagógica, de forma autônoma e reflexiva.  


Agência de fomento:
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA