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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Empoderamento feminino surdo e Letramento na Escola Bilíngue de Brasília

Autores:
Tatiana Rosa Nogueira Dias (UNB - Universidade de Brasília)

Resumo:

A presente comunicação origina-se como investigação linguístico-discursiva das práticas de Letramentos apresentadas socialmente, incluindo a questão de escolarização como forma de resistência da figura feminina. A pesquisa busca investigar a questão do empoderamento feminino surdo, por meio do acesso a educação que deveria promover um Letramento Crítico, observando o proposto pela Análise do Discurso Crítica (Fairclough trad. 2001, 2003, e Chouliaraki e Fairclough, 1999). Observamos que, apesar de diversos movimentos feministas e suas diferentes correntes conseguirem certos vislumbres e discussões, a problemática social da diferença, incluindo a surdez considerando a questão do gênero social, existe e é apresentada em sua forma extrema por meio da violência física, conforme aponta Castells (2005) e em trabalho investigativo desenvolvido no mestrado (DIAS, 2007) e doutorado (DIAS, 2011). O principal objetivo deste recorte é o de investigar o empoderamento da figura feminina na Escola Bilíngue do Distrito Federal. Para tanto, a pesquisa teve como suporte teórico-metodológico a Análise de Discurso Crítica (ADC), por meio de Análise Textualmente Orientada (Adto), e a investigação por meio de entrevistas, caracterizando a pesquisa como qualitativa de cunho etnográfica. Dessa forma, uma perspectiva dialético-relacional (Wodak e Mayer, 2009) é adotada, com base nos pressupostos de Fairclough (trad. 2001), Chouliaraki e Fairclough (1999), e Fairclough (2003), que consideram aspectos de mudança social.


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