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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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RESGATE DA LITERATURA ORAL: DO CONTO À FANZINAGEM!

Autores:
Andrea Gomes Barbosa (IFF - INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE)

Resumo:

As políticas educacionais têm implementado ações que visem acolher no âmbito escolar as experiências culturais dos alunos. Os Parâmetros Curriculares Nacionais destacam a necessidade do levantamento e valorização das formas de produção cultural mediadas pela tradição oral. Segundo os PCN’s (1998, p.156), a valorização dessas vozes no cotidiano da escola implica pesquisas de cunho literário e também junto à comunidade, por meio de depoimentos que muitas vezes não têm registros nas escritas de nossas histórias. O projeto integrador Resgate da Literatura Oral: do conto à fanzinagem! reúne ações de ensino, pesquisa e extensão tendo por objetivos resgatar a literatura de Tradição Oral e investigar o uso do fanzine como ferramenta pedagógica. Possui um enfoque qualitativo tendo como metodologia a pesquisa-ação. Os alunos realizam pesquisas relacionadas ao tema em suas comunidades, levam o resultado à escola, fazem a transposição do código oral para o escrito, e, após a transcriação, retornam a produção final à comunidade. A composição final compreende o registro de coletânea de narrativas e a socialização do material produzido é feita através de círculos de leitura, roda de contação de histórias ou lançamento de revista.  Também são ministrados cursos e oficinas de contador de histórias e fanzines. Destaca-se a parceria estabelecida com o projeto de extensão IFFanzine.  O mesmo auxilia na etapa de transposição artística das narrativas recolhidas, fornecendo técnicas de criação, ilustração e edição de revistas artesanais. Dessa parceria, nasceram algumas obras como a Traços de Memória que está em sua quarta edição. Produzido com base no material coletado, o fanzine tem levado a todo país, de forma artística, os causos, contos, lendas e relatos de memória das comunidades atendidas. Além disso, através dos cursos e oficinas, o projeto tem contribuído apresentando estratégias facilitadoras da aprendizagem de leitura e escrita na educação básica.