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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A construção de argumento na escrita de Resenha Afetiva

Autores:
Márcia Silva Pituba Freitas (PUC/SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo )

Resumo:

RESUMO: Este trabalho visa a expor de que forma um professor pode desenvolver com seus alunos a argumentação, a partir de textos oral e escrito, por meio do gênero Resenha Afetiva, desenvolvendo, assim, sob a perspectiva de uma Pedagogia Retórica de resultados, o processo de formação do argumento de um sujeito, de forma que ele possa se tornar crítico, a fim de exercer uma cidadania consciente. Segundo Passarelli (2012, p. 240), “O argumento é uma manifestação linguística, construídas por enunciados que, relacionados uns com os outros, incluem uma asserção capaz de levar a uma conclusão”, a partir dessa premissa, a primeira parte do trabalho era uma discussão em sala, para que os alunos manifestassem o seu argumento em defesa da leitura realizada, assim, desenvolvendo a construção de um argumento. Na segunda parte, desenvolvia-se o processo da argumentação, por meio de um texto escrito. Para Perelman (1987, p. 243), o desenvolvimento da argumentação leva quem escreve “tanto aos fatos e aos valores mencionados, como à sua descrição numa certa linguagem e com uma insistência que varia segundo a importância que se lhe atribui.” Como corpora de análise, foram utilizados os debates ocorridos em sala de aula e os textos escritos. Como resultado alcançado, constatamos que a partir da escrita de uma Resenha Afetiva, os alunos cresceram na produção de argumentos, o que propicia que eles possam se desenvolver como seres críticos, capazes de engajarem-se e atuarem como cidadãos na sociedade à qual pertencem. Utilizamos como base teórica os postulados de Ferreira (2015), Passarelli (2012), Perelman (1987) e outros.

 


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