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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Práticas de sala de aula: o ensino de língua portuguesa como segunda língua para surdos no curso de formação inicial oferecido pelo Instituto Federal de Santa Catarina

Autores:
Aline Miguel da Silva dos Santos (IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina)

Resumo:

As discussões acerca da educação de surdos na perspectiva bilíngue têm ganhado cada vez mais força. Documentos como a Lei 10.436, de 2002, o Decreto 5.626, de 2005,  o Plano Nacional de Educação, de 2014 e até mesmo a Lei 13.146, de 2015, têm impulsionado estudos e práticas que tomam como base para a educação de surdos a Libras como língua de instrução e consideram o português escrito como uma segunda língua. Não há, no entanto, caminhos prontos para se trabalhar a educação bilíngue. O objetivo aqui é o de compartilhar algumas das práticas pedagógicas realizadas no Instituto Federal de Santa Catarina, câmpus Palhoça Bilíngue (Libras/Português), mais especificamente, no curso de formação inicial em português escrito como segunda língua para surdos, nível básico, ocorrido no primeiro e segundo semestres do ano de 2018. Tal curso faz parte da prerrogativa de todos os Institutos Federais de oferecer educação inicial e continuada para aperfeiçoamento profissional. É um caminho encontrado para oferecer aos surdos da comunidade e da própria Instituição,  o ensino da língua portuguesa escrita, organizado em seis níveis. Busca-se contextualizar a instituição e o curso em questão, trazer os perfis dos alunos e mostrar a diversidade de realidades que encontramos em sala de aula e como ela molda nossas práticas. Quando estudamos sobre educação de surdos, temos uma dimensão da imprescindibilidade da língua de sinais como língua de instrução e de que a maioria das crianças surdas nasceu em lares ouvintes, então, trazer o dia a dia da sala de aula nos ajuda a compreender outras dimensões dessas realidades. As pesquisas que embasam a realização de todo esse trabalho, prático e teórico, são aquelas que trazem contribuições acerca da educação bilíngue e do aprendizado da língua portuguesa para surdos por Neves (2017), Lodi (2014) e Fernandes (2006).