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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


OS EFEITOS DE SENTIDO SOBRE A ESCRITA DE TEXTO NA DISCURSIVIDADE DO LIVRO DIDÁTICO

Autores:
Izaildes Cândida de Oliveira (UNEMAT - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO)

Resumo:

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa desenvolvida no PPGL/UNEMAT, no ano de 2015. A mesma teve como objetivo compreender as condições de produção para a escrita de texto, especificamente, para o Ensino Médio, impostas pelas políticas linguísticas. Nesse estudo, analisamos diversos instrumentos linguísticos, tal como concebe S. AUROUX (2009) como, por exemplo, uma coleção de livro didático de Língua Portuguesa, do Ensino Médio, buscando compreender os efeitos de sentidos sobre a escrita de texto. Para dar visibilidade e compreender o que está na discursividade deste instrumento linguístico, este trabalho inscreve-se na Análise de Discurso materialista, desenvolvida por Michel Pêcheux na França e por Eni Orlandi, no Brasil, por se tratar de uma teoria que se importa, dentre outros construtos, com os processos de constituição do texto. Desse modo, nessa perspectiva teórica, é preciso pensar o texto e a língua constitutivamente. Ou seja, “pensa-se o texto na medida em que se pensa a língua em seu funcionamento” (ORLANDI, 2002, p. 169). E, nessa direção, a escrita de texto deve ser vista em um movimento de inserção do sujeito na história, pois é inscrita na história que a língua significa. Diferentemente disso, está o modo de funcionamento do Livro Didático. As atividades de escrita de texto não dão espaço para o gesto de interpretação, mas dão prioridade às normas estruturais do texto. O que se cobra do aluno é o reconhecimento das características e a adequação do gênero à situação de uso. Com a presente pesquisa, entendemos que o Livro Didático constitui-se enquanto instrumento linguístico em que os sentidos são administrados, pois, ao escrever o texto, o aluno precisa atender às exigências que o impossibilitam de historicizar o que se vai escrever, apagando a relação língua/sujeito/história.