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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


REVISAR, INTERAGIR E NEGOCIAR: O QUE DIZEM OS ELEMENTO MODALIZADORES NOS COMENTÁRIOS Ŕ MARGEM?

Autores:
Alcione Tereza Corbari (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná)

Resumo:

O objetivo deste trabalho é analisar o uso de recursos modalizadores em comentários feitos pelo revisor, em interação com o autor do texto revisado. Tomam-se como corpus mensagens escritas à margem  do texto, com o recurso “comentários”, do word, direcionadas ao autor de um texto acadêmico que serviu de base para um exercício proposto no curso de extensão “Formação de revisores de texto”, da Unioeste, sob nossa coordenação. Do total dos exercícios, consideraram-se apenas aqueles realizados pelos alunos que, no formulário de seleção, informaram terem já alguma prática no exercício de revisão textual. A pesquisa se fundamentada na Linguística Funcional e em estudos que podem ser abarcados dentro da grande área da Linguística da Enunciação (CASTILHO; CASTILHO, 1992; KOCH, 2002, 2003; NEVES, 1996, 2006; PARRET, 1988; MIRANDA, 2005, entre outros) e é metodologicamente guiada pela Análise Textual Qualitativa (MORAES, 2003; MORAES; GALIAZZI, 2006, 2007). Na análise, consideraram-se os modalizadores epistêmicos e deônticos atualizados e sua função discursiva, tendo em conta o contexto enunciativo em que se dá a interlocução, o que passa pelo reconhecimento do papel desempenhado pelos interlocutores e do objetivo da interação. Os resultados apontam que os modalizadores atuam como recurso na promoção de uma negociação que, levando em conta a atitude responsiva do leitor (BAKHTIN, 2002, 2003), se alinhe aos intentos que movem a produção do texto. Observou-se um continuum que vai da negociação atenuada à negociação enfática (CORBARI, 2013), que revela as tentativas do produtor, no papel de revisor, de lidar com possibilidades múltiplas de uso da língua para lograr êxito em seu projeto de dizer (KOCH, 2003).