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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A construção da prática dialógica e colaborativa de leitura do Pensar Alto em Grupo (PAG) para a formação do leitor crítico

Autores:
Marivan Tavares dos Santos (SEDUC - Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino )

Resumo:

Este trabalho visa discutir as contribuições da prática dialógica e colaborativa de leitura em grupo, intitulada Pensar Alto em Grupo (PAG), visando à formação do aluno como leitor crítico. Tal prática apoia-se nos pressupostos da epistemologia do dialogismo (BAKHTIN/ VOLOCHINOV, 2006 e MARKOVÁ, 1997), o que vai na contramão da concepção monológica de ensino. O estudo consiste em investigar: a) Como a prática de letramento dialógica e colaborativa, intitulada Pensar Alto em Grupo (PAG), pode contribuir para a formação do aluno crítico? b) O que é ser um leitor crítico? Fundamenta-se na discussão dos Novos Estudos do Letramento (NEL) (STREET, 1984; STREET e STRET, 2014) e na concepção de leitor crítico (FREIRE,1986; SILVA, 1998). É uma pesquisa qualitativa (CHIZZOTTI, 2005), de orientação interpretativista (MOITA LOPES, 1994). O método de geração de dados foi do Pensar Alto em Grupo (ZANOTTO, 1995), tendo como participantes a professora-pesquisadora e seis alunos do curso de administração do ensino superior. Os resultados evidenciaram que a prática do PAG: 1. possibilita ao leitor construir com mais liberdade suas leituras e negociá-las, o que favorece o empoderamento da identidade leitora dos alunos e potencializa o pensamento crítico; e 2. propicia o protagonismo do leitor, o que implica o professor deixar de ser a única autoridade interpretativa do texto.