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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Leitura oral de poesia: a experiência do Poetry Slam na E.M.E.F Prof. Aurélio Arroba Martins, em São Paulo

Autores:
Maira Moreira Mesquita (USP - Universidade de São Paulo)

Resumo:

Este estudo pretende investigar práticas de leitura e produção de poesia no contexto da experiência do Slam escolar em São Paulo. Para tanto, trazemos como objeto de análise a experiência do slam na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Aurélio Arroba Martins, no bairro Itaquera, Zona Leste de São Paulo. Dialogando com autores como Roland Barthes, Tzvetan Todorov, Wolfgang Iser, Octavio Paz, Paul Zumthor e Paul Valéry, nossa proposta é, em princípio, investigar os efeitos que esse movimento de leitura performática do poema pode causar nos agentes envolvidos nessa experiência, além do seu impacto nas práticas de ensino de língua portuguesa. Mais especificamente, procuramos analisar até que ponto as multisemioses constitutivas do slam (poesia/performance) interferem na recepção da poesia; pretendemos investigar em que medida as performances poéticas do slam vão além de uma mera ferramenta didática, mas colocam em jogo práticas sociais diversas. Ao dar projeção ao lugar da voz e do corpo, que são as semioses, acreditamos que o slam se ligue a questões caras à relação ensino-aprendizagem, quais sejam, identidade, autonomia e empoderamento dos sujeitos envolvidos neste movimento. Para isso, além da pesquisa documental/bibliográfica, realizamos também a pesquisa de campo, através da observação participante das aulas e dos slams, da aplicação de questionários e da realização de entrevistas. Acreditamos que por meio de um contato intenso e prolongado com a escola poderemos compreender o processo de leitura de poesias dos envolvidos na pesquisa. Vale ressaltar que esta pesquisa está em fase inicial.