Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


A ELABORAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO MÉTODO ESTIMULADOR DE LEITURA LITERÁRIA E PRODUÇÃO TEXTUAL: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO BÁSICO.

Autores:
Juliane Silva Giusti da Rocha (APOENA - APOENA)

Resumo:

Como há grande necessidade em desenvolver a competência leitora e a produção textual do aluno, é preciso estudar mecanismos que estimulem essas práticas. E, para que a aprendizagem seja prazerosa e eficaz, nada melhor do que ferramentas que já sejam apreciadas pelos alunos ou que haja grande potencial de ser, como são as Histórias em Quadrinhos. Com esse gênero, é possível estudarmos vários conteúdos da grade curricular de qualquer escola em qualquer nível escolar. Este artigo investigou a relação entre leitura literária, textos em crônicas e histórias em quadrinhos em uma sala de aula com alunos da 8º série do ensino fundamental II da cidade de Macapá – AP. Além de cunho bibliográfico, a pesquisa também se caracteriza como quali-quantitativa de intervenção com natureza experimental e aplicada. O estudo se constitui em duas tarefas: (1) uma tarefa objetivando conhecer e identificar histórias em quadrinhos e crônica; (2) uma tarefa escrita visando produzir roteiros de histórias em quadrinhos. Os resultados deste estudo foram satisfatórios para a capacidade de produção de roteiros de HQs. Os indivíduos que possuem a capacidade de interpretação de leituras literárias, registram mais facilmente os aspectos estruturais do gênero, demonstrando dessa forma, maior facilidade na produção final. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa de intervenção com natureza experimental e aplicada.