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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Leitura literária e escrita criativa: o reconhecimento da autoria nos textos de estudantes da Educação Básica

Autores:
Alessandra Fontes Carvalho da Rocha Kuklinski Pereira (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo:

O presente trabalho se configura como parte da iniciativa do curso de extensão Eu, Escritor...A arte de ler, pensar, refletir, saborear, produzir..., que visa incentivar os hábitos da leitura, principalmente literária, e da escrita criativa em estudantes matriculados em instituições de ensino público da Educação Básica do município do Rio de Janeiro. Parte-se da ideia que aulas exclusivas, com finalidade de promover leituras críticas de obras que não compõem os títulos previstos no currículo escolar, juntamente da prática semanal da escrita, possam fomentar nos estudantes o desejo de se tornarem escritores e reconhecerem a própria autoria. O curso é vinculado à Faculdade de Educação da UFRJ e ao GRAFE – Grupo de Ensino, Extensão e Pesquisa – Fórum de Ensino da Escrita e, desde 2016, atende alunos do 5° ao 9° ano do Ensino Fundamental. Na prática, os temas abordados variam semanalmente, buscando explorar uma infinidade de assuntos atuais e de gêneros literários, além de incentivar a produção textual por parte dos estudantes sobre o tema debatido, reconhecendo a autoria desses jovens leitores e escritores. O trabalho também busca fazer uma análise dos textos criados pelos discentes a partir de teóricos como Bakhtin (1992), Geraldi (1991), Lajolo (1998), Soares (1998), Kramer (2000), Chartier (2007), entre outros teóricos que (1) promovem uma reflexão sobre as práticas de leitura e escrita; (2) discutem sobre o uso da linguagem e da língua materna nos diferentes contextos sociais; e (3) afirmam a necessidade do incentivo à leitura e à escrita nas escolas, fugindo dos parâmetros curriculares já enraizados. Através de uma explicação aprofundada sobre o trabalho e análise de textos criados, espera-se alcançar uma contemplação a respeito da urgência de se criar novos escritores, atendendo, assim, ao artigo 4º inciso V da LDB.