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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Uma proposta de trabalho com o gênero discursivo tiras: enfoque nas questões sociais e culturais

Autores:
Gilberto Antonio Peres (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Simone Azevedo Floripi (UFU - Universidade Federal de Uberlândia)

Resumo:

Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS – UFU, sob a orientação da Professora Doutora Simone Azevedo Floripi, realizada em uma escola da rede pública do estado de Minas Gerais, com 29 alunos do 8º ano do ensino fundamental. A pesquisa objetivou apresentar uma proposta de trabalho com o gênero discursivo tiras nas aulas de Língua Portuguesa, enfocando questões sociais e culturais. Com relação à metodologia, embasamo-nos na pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986); propusemos as atividades em forma de oficinas, para uma melhor integração dos participantes na percepção e discussão das questões sociais pensadas, relacionando-as ao espaço em que vivem. Os dados foram analisados na concepção da pesquisa qualitativa com interesse na descrição e na interpretação deles, relacionados ao contexto em que estão inseridos. Para a aplicação e elaboração da proposta, escolhemos os temas  meio ambiente, saúde e variação linguística. As tiras escolhidas foram dos personagens da Turma do Xaxado, de Antônio Cedraz. Com referência à base teórica nos embasamos na proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Cagnin (2014), Ramos (2016), Vergueiro (2015, 2016), principalmente. Para enfocar a questão sociolinguística, fundamentamo-nos em Bortoni-Ricardo (2004, 2005), Faraco (2008), Bagno (2007, 2013). O trabalho com os temas saúde e meio ambiente oportunizou levar os alunos a se conscientizarem mais da necessidade de sua participação no próprio espaço social. Com referência à variação linguística, nosso propósito foi fazer com que os alunos conhecessem que a língua é heterogênea e, a partir desse conhecimento, não (mais) considerassem uma variedade melhor que outra, mas compreendessem tais variedades em situações de uso. Com o desenvolvimento desta pesquisa, e em conformidade com os resultados apresentados, pudemos perceber que a atitude do docente como pesquisador proporcionou aos participantes a busca pelo conhecimento de forma que demonstrassem participação para além do espaço escolar.