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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


“NÓS NÃO ALFABETIZAMOS COMO ERA ANTIGAMENTE”: O DESAFIO DE COMPREENDER OS SENTIDOS DA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores:
Isabela Lemos da Costa Coutinho (UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE)

Resumo:

Este estudo tem como objetivo compreender os sentidos atribuídos nos discursos de professoras alfabetizadoras na Educação de Jovens e Adultos (EJA) à formação continuada ofertada pela Secretaria Municipal de Educação do Município de Itaboraí/RJ (SEMEC) nos anos de 2013/2014. A pesquisa situa-se no campo das discussões sobre a formação continuada de professores alfabetizadores da EJA, buscando as contribuições dos estudos do campo da linguagem, alfabetização e formação de professores em EJA. Como ponto de partida e principal instrumento de análise, reunimos quatro entrevistas individuais realizadas com professoras alfabetizadoras da rede. O foco do trabalho está relacionado à seguinte questão: o que é alfabetizar jovens e adultos? Analisamos seus discursos em busca de indícios que nos levem a compreensão dos sentidos de alfabetização de jovens e adultos. Buscando perceber se de algum modo refletiam influências das discussões propostas nos encontros de formação continuada no município. Nesta tarefa, assumimos a perspectiva metodológica dialógica de Bakhtin (2011), utilizando como referência alguns princípios/conceitos que são centrais na concepção de linguagem, expressa pelo autor.  As entrevistas foram realizadas com base no aporte teórico de Kaufmann (2013) e suas contribuições da metodologia compreensiva. Alguns resultados revelam, que apesar dos avanços, ainda persistem alguns desafios nos processos de formação. Revelam, também, a necessidade de investimentos na formação – inicial e continuada, a partir de processos que contribuam para uma melhor compreensão dos aportes teórico-metodológicos dessa modalidade de ensino.


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CAPES