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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


REFLEXÕES SOBRE A CONFIGURAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO NAS LICENCIATURAS DA UFGD

Autores:
Milenne Biasotto (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados) ; Eliane Aparecida Miqueletti (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados)

Resumo:

Este trabalho integra as discussões no âmbito do Grupo de Estudo e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores no que se refere ao desenvolvimento do projeto de pesquisa “A configuração do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório nas licenciaturas da UEMS e UFGD e suas repercussões para a formação de professores”. O Estágio Supervisionado Obrigatório envolve diversos fatores estruturais e pedagógicos que influenciam em seu desenvolvimento, e, neste sentido, para melhor compreendê-lo, discutimos sobre a configuração do Estágio na Universidade Federal da Grande Dourados. A partir de uma pesquisa documental, na qual investigamos documentos que versam sobre a criação dessa universidade e sobre a regulamentação do estágio supervisionado em âmbito local, como a Resolução nº. 53/2010 (Regulamento Geral dos Cursos de Graduação) e a Resolução n°.139/2014 (Regulamento de Estágio para os Cursos de Graduação), e nacional, entre eles, a Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008 e a Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015.  Procuramos averiguar a existência de uma política institucional que favorecesse o desenvolvimento das atividades de estágio e de uma unidade nas ações desenvolvidas institucionalmente. Os resultados apontam que há uma fragmentação nas ações relativas ao desenvolvimento dos estágios, tendo em vista dois fatores: a genericidade dos documentos analisados, em especial, a legislação, em que não se observa uma preocupação explícita com as particularidades das licenciaturas, e a autonomia dos cursos, que decidem, cada qual a sua maneira, a forma de condução dos estágios. Com este trabalho, esperamos ampliar as discussões pertinentes ao estágio nas licenciaturas, demonstrando a necessidade de se pensar nas especificidades dos cursos voltados à formação de professores e de se valorizar esse componente curricular com políticas institucionais.