Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O quanto eu sei sobre o gênero textual que estou ensinando? Um estudo da relação entre o conhecimento sobre gêneros de texto e as propostas de análise linguística em projetos didáticos de gênero

Autores:
Anderson Carnin (UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos) ; Fernanda Vanessa Machado Bartikoski (UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos) ; Joseane Matias (SME-NH - Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo, UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos)

Resumo:

Diferentes documentos oficiais (BRASIL, 1998; 2017) propõem que o ensino de Língua Portuguesa deve ser pautado na perspectiva enunciativo-discursiva, assumindo a centralidade do texto como unidade de trabalho e os gêneros de texto como objetos de ensino. Embora não seja um tema novo, ainda se pode avançar na direção de aproximar as pesquisas acadêmicas da realidade da sala de aula. É nisso que temos investido ao propormos uma formação continuada que procura auxiliar na implementação das orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) às aulas de Língua Portuguesa. Organizado conforme as quatro práticas de linguagem que a BNCC trata como eixos organizadores do ensino, nosso curso de formação continuada coloca o desenvolvimento profissional do professor no centro do dispositivo de formação. Especificamente, ao trabalharmos com o eixo de análise linguística nesse curso, ficou evidente que o professor necessita apropriar-se de gêneros de texto diversos (e de distintos níveis de genericidade) para conseguir didatizar elementos linguísticos significativos a serem estudados. Nosso objetivo é, portanto, analisar de que maneira o(s) conhecimento(s) sobre o(s) gênero(s) impacta(m) nas propostas de análise linguística elaboradas por professores que participaram da formação que realizamos. Apontamos a modelização didática como possibilidade de ampliar o conhecimento sobre o gênero e viabilizar o levantamento dos elementos a serem estudados/explorados. Nossos dados consistem em materiais gerados ao longo da formação, tais como planificações didáticas, interações e atividades desenvolvidas nos encontros, além de entrevistas realizadas após a conclusão dos projetos. Como se trata de uma pesquisa em desenvolvimento, resultados preliminares sugerem que a apropriação de conceitos e modos de fazer relacionados à transposição didática de gêneros de texto diversos impacta(m) no(s) modo(s) de construção de atividades relacionadas à análise linguística no trabalho com gêneros de texto em projetos didáticos de gênero.


Agência de fomento:
CNPq; Fapergs