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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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Trabalhando Literatura na Era Digital

Autores:
Josiane Silvéria Calaça Matos (IF GOIANO - Instituto Federal Goiano) ; Fernando Barbosa Matos (IF GOIANO - Instituto Federal Goiano)

Resumo:

No contexto atual é notável que as atividades de leitura propostas pelo professor em sala de aula, no ensino médio, objetivam apenas o cumprimento das tarefas escolares, preparação para o ENEM, vestibulares e concursos. A partir dessa observação é que se propôs a realização do projeto “Trabalhando Literatura na Era Digital”. O objetivo do projeto era despertar nos alunos do 2º e 3º Ano do Ensino Médio Técnico em Informática do Instituto Federal Goiano – Campus Morrinhos o prazer pela leitura, seja de uma notícia de sites de entretenimento na internet ou de um clássico da literatura nacional. A metodologia adotada foi inicialmente a leitura, por grupos de até 6 alunos, de obras literárias previstas no programa curricular. Posteriormente, os alunos, em forma de seminário, fizeram uma explanação do conteúdo análise crítica da obra. Num terceiro momento, os grupos produziram um curta-metragem sobre a obra e apresentaram para o restante da classe. A todo momento os alunos tiveram a informática como ferramenta de apoio. Ao realizar esse tipo de atividade, foi possível proporcionar aos alunos uma maior reflexão sobre a obra literária e, consequentemente um maior aprendizado. Eles também puderam utilizar os conhecimentos da área de informática na produção do curta-metragem. Além de Tarja (1998), Informática na educação: o professor na atualidade, a fundamentação teórica do projeto foi realizada com textos de: Lajolo (1990). O que é literatura; Balicki e Santos (2011). Prática de Leitura: Interesses e Hábitos em Foco; Silva (2006), Literatura em Sala de Aula: da teoria literária à prática escolar e outros. Ao término do projeto, verificou-se que os alunos envolvidos tinham ampliado seus conhecimentos a respeito da literatura, sendo capazes de analisar criticamente textos literários, de modo a não perpetuar preconceitos linguísticos, raciais, sociais, sexuais etc. existentes na sociedade.