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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


LEITURA E INTERPRETAÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO E A FORMAÇÃO DO SUJEITO LEITOR

Autores:
Jéssica Mendes da Silva Rodrigues (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina)

Resumo:

Este trabalho realizado sob a orientação de Isabel Cristina Ferreira Teixeira, tem como objetivo analisar o modo como o processo de leitura e de interpretação é desenvolvido no livro didático. Dessa forma espera-se contribuir com a qualificação do professor a fim de que ele esteja preparado a avaliar o tipo de leitor em formação e esse instrumento linguístico que está fartamente disponível na escola na atualidade. Para realização do estudo, temos como objetivo central a análise de uma parte específica de um livro didático que deve estar sendo utilizado em uma escola da rede pública do município de Pinheiro Machado e estar à disposição para uso de alunos e professores desta escola. O estudo pretende responder a pergunta/problema de pesquisa: “Em que medida o livro didático favorece a formação de um sujeito leitor?”. Parte-se da hipótese de que na escola não há efetivamente um trabalho com a leitura, bem como espaço para múltiplas interpretações. O estudo aponta que podem ser encontradas nos livros didáticos atividades relevantes a serem trabalhadas na escola a fim de tornar o aluno um sujeito crítico, um sujeito leitor. Nossa perspectiva é discursiva e baseia-se em autores que abordam a leitura e a interpretação, o sujeito-leitor e o livro didático.