Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Análise do discurso como ferramenta pedagógica

Autores:
Rosangela Aparecida Ribeiro Carreira (UFG - Universidade de Goiás)

Resumo:

 

O objetivo principal deste trabalho é apresentar atividades desenvolvidas com alunos do Curso de Letras para verificar se as categorias pertinentes à análise do discurso (AD) podem contribuir para aula de leitura e produção de textos do no Curso de Letras, favorecendo não somente seu reconhecimento teórico-disciplinar, enquanto metodologia de pesquisa na área, mas seu papel como ferramenta pedagógica para construção de sentidos em sala de aula para uma vivência por parte dos alunos durante a formação que leve à aplicação em experiências pedagógicas quando forem docentes. Este trabalho tem como norte avisão discursiva da linguagem que concebe o gênero como elemento de ação social (Bronckart, 2009) e defende que ensino nas aulas de língua tenha enfoque no trabalho com gêneros atuais na busca da ampliação das estratégias de letramento dos alunos para uma compreensão global de seu papel social e do valor de uma leitura crítica e uma produção consciente com a utilização da análise do discurso e suas categorias como forma de contribuir para análise de aspectos ideológicos e implícitos de discursos socialmente legitimados e discursos marginalizados que afetam o entorno acadêmico e escolar.Para isso, apropriamo-nos dos conceitos de cena de enunciação, polifonia, interdiscursividade e intertextualidade estudados por Maingueneau ( 2008-2013), Bakhtin (2008) e Fiorin (2001), aplicados em diferentes estratégias de leitura de artigos de opinião e produção de textos.Taisresultados enquadram-se no evento por verificar como as estratégias argumentativo-discursivas constroem e geram diferente efeitos de sentidos.