Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO: DA TEORIA À PRÁTICA

Autores:
Cicera Alves Agostinho de Sa (UERN - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE)

Resumo:

As teorias linguísticas em ampliação a partir da década de 1980, a exemplo da Teoria da Enunciação, Linguística Textual, Linguística Aplicada e Análise Textual Discursiva concebem a linguagem como processo de interação social, servindo como referência para que o texto assuma o status de unidade de ensino, conforme preconizado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), lançados em 1998. No entanto, superar a dicotomização da Língua Portuguesa em Gramática, Literatura e Redação constitui um processo complexo, pois embora os PCNs critiquem a referida dicotomia, não trouxeram orientações teóricas e metodológicas que pudessem resultar em mudanças. Os Parâmetros Curriculares Nacionais+  (PCN+), lançados em 2002, na tentativa de suprir essa lacuna, situam a Língua Portuguesa na área de Linguagens, esclarecem o que estaria no âmbito das competências gerais, mas não preenchem tais lacunas. As Orientações Curriculares Nacionais (OCNs), em pauta desde 2006, tratam da literatura em seção desintegrada da Língua Portuguesa, fortalecendo a dicotomia. Diante desses descompassos, a presente pesquisa se propõe a discutir as implicações teóricas e práticas da utilização do procedimento Sequência Didática (SD) e das atividades de Análise Linguística (AL) como recursos linguísticos do trabalho com a Língua Portuguesa na perspectiva da produção de sentidos. Os referenciais teóricos desta pesquisa se pautam em contribuições de Bakthin (1994), Geraldi (1994), Schneuwly e Dolz (2004), Bezerra e Reinaldo (2013), Sá (2015) e Koch (2016). A metodologia adotada consiste na análise de duas produções textuais, sendo a primeira a produção inicial de uma SD, e a segunda consiste na produção final, resultado desse procedimento. Os resultados apontam que a definição dos problemas mais críticos, transformados em prioridades nos módulos, resulta na ampliação do domínio de aspectos contextuais, como conteúdo temático e construção composicional que, associados aos aspectos contextuais, como pontuação e elementos coesivos, tratados pela AL, contribuem com a construção de sentidos.