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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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O GÊNERO REDAÇÃO E SUAS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO EM DOIS PERCURSOS FORMATIVOS DE ALUNOS DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO NO INTERIOR DE ALAGOAS

Autores:
Josuelma Amancio dos Santos (IFAL - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - Campus de Arapiraca.)

Resumo:

O presente trabalho tem como objetivo estudar a produção do gênero textual redação em aulas de Língua Portuguesa, a partir de comparações entre dois percursos formativos distintos para alunos do 3º ano do Ensino Médio na cidade de Arapiraca: o médio integrado, oferecido pela Rede Federal de Educação Tecnológica, e o médio regular, oferecido pela Rede Estadual de Educação de Alagoas. Nas análises, observaremos como sujeitos com diferentes percursos formativos incorporam padrões da língua escrita e preparam-se para enfrentar os vestibulares e o mercado de trabalho. Para constituição do corpus, serão selecionados 20 (vinte) sujeitos, sendo 10 (dez), que estejam cursando o 3º ano do ensino médio integrado na Rede Federal, e 10 (dez), que estejam cursando o 3º ano do ensino médio na Rede Estadual. A análise se baseará em redações feitas pelos sujeitos participantes da pesquisa. Serão levados em consideração o domínio do aluno sobre a proposta de redação apresentada e a adequação do texto produzido ao modelo textual proposto. Esta pesquisa busca identificar, através da análise dos textos e das observações das aulas, que percurso capacita adequadamente o aluno para a atividade de escrita proposta. Acredita-se que o percurso formativo seguido pelo aluno no ensino médio impacte, ainda que seja indiretamente, no seu domínio sobre a escrita do gênero redação, conquanto o percurso formativo anterior a esta etapa de formação seja o mesmo em ambos os casos, qual seja: o ensino fundamental, oferecido pela rede pública municipal.