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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Letramentos escolares extraclasse: experiências e resultados com uma Oficina Permanente de Produção de Textos

Autores:
Ricardo Machado Rocha (IFMG - Instituto Federal de Minas Gerais ) ; Lorena Cristina de Oliveira Barbosa (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, IFMG - Instituto Federal de Minas Gerais )

Resumo:

Este trabalho apresenta etapas e resultados de uma experiência de três anos com uma Oficina Permanente de Produção de Textos no IFMG. Para enfrentar o desafio curricular de equilibrar cargas horárias técnicas e de formação geral, em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio com cargas horárias de Língua Portuguesa & Literatura muito reduzidas, desenvolvemos um projeto de escrita extraclasse, com carga horária semanal de quatro horas, dedicadas exclusivamente às práticas de escrita, correção e reescrita do gênero redação do ENEM. Para o desenvolvimento do projeto, nos alicerçamos em estudos sobre produção e leitura de gêneros textuais (MARCUSCHI 2009, 2010), fundamentos dos letramentos escolares e multiletramentos (SOARES, 1998, 2002, 2003; ROJO, 2009, 2014) e diretrizes da prova de redação do ENEM (INEP/MEC, 2016, 2017, 2018). Simultaneamente um projeto de ensino e de pesquisa, objetivamos com este trabalho: i. diagnosticar os níveis dos alunos nas cinco competências propostas pela prova, reconhecendo as principais dificuldades e defasagens, com vistas ao aprimoramento dessas competências; ii. elaborar e aplicar técnicas de desenvolvimento de habilidades em leitura e escrita; e iii. mapear a evolução dos alunos ao longo das três etapas letivas em que o projeto se desenvolve, bem como seus desempenhos na prova de redação do ENEM. Os resultados ao longo desses três anos têm demonstrado que, para além da familiaridade com o gênero textual e as investidas isoladas em cada competência da prova, as intervenções mais eficazes para o aprimoramento das competências em escrita requerem a implementação de trajetos temáticos de leitura e escrita, para a formação de repertórios temáticos, contrariando abordagens tradicionais que elegem temas aleatórios para a prática desse gênero. Esses resultados têm nos levado também a ampliar a atmosfera dos letramentos escolares extraclasse, conciliando a Oficina de Redação a outros projetos temáticos de leitura e escrita e de letramento literário.