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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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CONCEPÇÕES DE LEITURA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E O LETRAMENTO CRÍTICO

Autores:
Renata Silva Siqueira (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO) ; Nádia Cristina Santos (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO) ; Rute Silva (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO)

Resumo:

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de doutorado, que está vinculada ao GELL – Grupo de Estudos Linguísticos e de Letramento – CNPq/PPGEL/UFMT, e tem por objetivo investigar as concepções de leitura e letramento dos professores participantes dos encontros de Desenvolvimento Profissional Docente, em uma escola estadual de Cuiabá-MT. Participaram dos encontros os gestores e professores e a proposta principal da atividade foi o estudo coletivo e a reflexão sobre temas relacionados à prática em sala de aula. O objetivo deste trabalho foi conhecer as concepções dos docentes acerca da leitura e do letramento. O corpus desta investigação se constituiu a partir de discussão sobre Leitura, capacidades de Leitura e escrita, ensino-aprendizagem e avaliação, realizada entre os professores da instituição escolar e pesquisadores durante os encontros. Embasamos ainda em alguns dados referentes aos questionários respondidos no âmbito das interações realizadas nos encontros reflexivos. Desta feita, desenvolvemos uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter dialógico e interventivo nos moldes da pesquisa-ação. Para tanto, recorremos aos fundamentos teóricos de Bakhtin e o Círculo (1929; 1952-53; 1970-1971/1979; 1974/1979) que tratam a linguagem a partir da perspectiva sócio-histórico-cultural, aliados à teoria de aprendizagem e desenvolvimento humano de Vygotsky (1930; 1934) e aos pressupostos do Letramento Crítico (Freire, 1970, 1980, Pereira (2011), entre outros autores. A interação proporcionou momentos de aprendizagem entre os pares participantes. As reflexões sobre as práticas pedagógicas, concepções de leitura e letramento e as considerações sobre ensino-aprendizagem no contexto da escola, proporcionaram momentos de percepções sobre a responsabilidade social dos docentes.

 


Agência de fomento:
CAPES