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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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"Exercícios de ser criança": Leitura da obra de Manoel de Barros nas séries iniciais

Autores:
Danúbia Jorge da Silva (CEPAE/ UFG - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação/ Universidade Federal de Goiás)

Resumo:

O processo histórico da formação da poesia que foi levada para as salas de séries iniciais mostra que aqueles textos apresentavam uma marca forte de didatismo,  moral e também uma fonte para se trabalhar os conteúdos do currículo de língua portuguesa.   Este trabalho tem como objetivo aprofundar a discussão sobre o lugar do texto poético na sala de aula e pensar em caminhos e alternativas, evitando assim a equivocada escolarização da poesia. Temos como objetivo ainda contribuir para a formação do leitor de poesia na primeira fase do ensino fundamental.Para discutirmos a importância da literatura para a formação humana partimos dos estudos de Todorov ( 2010), Candido ( 1995), Soares (2011), Zilberman (2008) e Colomer (2007). A pesquisa-ação foi realizada nos meses de maio e junho de 2018 em uma escola da Rede Municipal de Goiânia, situada na região Noroeste da cidade.Para o desenvolvimento do projeto, recorremos a um poeta que, embora tenha escrito quatro livros para crianças, não é um autor de literatura infantil: Manoel de Barros. Durante a leitura dos textos selecionados, as crianças foram incentivadas a perceberem o que torna aquele texto poético, o que o diferencia de um conto de fadas ou de uma notícia de jornal, por exemplo. Atividades foram feitas com o intuito de  desenvolver a imaginação e a linguagem poética das crianças. Fizemos oficinas de escritas poéticas inspiradas nos poemas narrativos de Manoel de Barros, além de ilustrações. Esses registros são uma rica fonte de análise sobre como se deu a recepção do poema pelas crianças e quais imagens elas decidiram ressaltar em seus trabalhos.