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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Entre práticas científicas e pedagógicas: uma proposta de ressignificação do ensino de gramática na universidade

Autores:
Maristela Cury Sarian (UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso)

Resumo:

Esta apresentação tem por objetivo dar visibilidade a um trabalho sobre o ensino de gramática no nível superior, desenvolvido em uma disciplina eletiva de língua portuguesa, com carga horário de 60h, distribuída em 2 créditos teóricos de 15 horas e 2 créditos práticos de 15 horas, em uma turma de um curso de Letras de uma universidade pública, durante o segundo semestre letivo de 2018. Tendo como fundamentação teórico-metodológica os pressupostos da Análise de Discurso, da História das Ideias Linguísticas e da Semântica da Enunciação, objetivamos colocar em evidência as condições de produção que possibilitaram a elaboração dessa proposta de trabalho, bem como daremos relevo aos resultados alcançados ao longo desta disciplina. Desse modo, inicialmente, buscaremos colocar em evidência a relação que estamos estabelecendo entre as ações desenvolvidas no Programa de Mestrado Profissional em Letras - Profletras, que objetivam a formação em serviço do professor efetivo de língua portuguesa, e a formação inicial do profissional das Letras, os licenciandos em Letras. Na sequência, pretendemos dar visibilidade ao modo pelo qual a Análise de Discurso, na relação com a História das Ideias Linguísticas praticada no Brasil e com a Semântica da Enunciação, tem produzido deslocamentos teóricos e práticos no ensino de língua portuguesa na escola, mais especificamente, por meio dos trabalhos desenvolvidos pelos mestrandos do Programa na Universidade do Estado de Mato Grosso – Cáceres, nos quais se privilegiam os processos de constituição da autoria no espaço escolar. Por fim, colocaremos em evidência as filiações de sentido que ancoram uma proposta de trabalho sobre o ensino de gramática na graduação, alicerçada no funcionamento da língua, em detrimento de uma abordagem que privilegia a categorização das formas linguísticas, efeito de um processo que visa a estabelecer uma relação outra entre a Escola e a Universidade.