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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


FORMAÇÃO DE PROFESSORES, RACIONALIDADE COMUNICATIVA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: AMPLIANDO A PROFISSIONALIDADE DO PROFESSOR TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO

Autores:
Marta Pastor da Silva Barreto (UNEB - Universidade do Estado da Bahia)

Resumo:

A pesquisa em andamento, no Mestrado Profissional, discute sobre processo de formação continuada para o professor técnico, em um dos Centros Estaduais de Educação Profissional, e sua contribuição para o desenvolvimento da profissionalidade desse professor, a partir de um caráter interativo e reflexivo de concepções pedagógicas. Esse processo formativo envolve as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), através da mídia-educação e de suas possibilidades textuais, com vistas a uma reflexão sobre o uso das mídias como potencializadoras dessa formação. Objetiva investigar se esses processos formativos colaboram para a superação da racionalidade instrumental (busca alcançar determinada meta sem perspectiva de entendimento comunicativo) do docente com vista à racionalidade comunicativa (voltada para o entendimento dos sujeitos que interagem de maneira comunicativa e pretendem entender-se sobre o fazer docente), de forma crítico-reflexiva. Entende-se que o agir do professor técnico, a partir apenas de uma racionalidade instrumental não possibilita o desenvolvimento de profissionais capazes de analisar, por meios linguístico-textuais, sua prática educativa, de forma reflexiva. Assim, torna-se imprescindível a compreensão desse professor de se agir pela racionalidade comunicativa para refletir sobre sua profissionalidade docente. No processo metodológico, utiliza-se da pesquisa colaborativa (IBIAPINA, 2008), desenvolvida a partir de sessões reflexivas, de forma dialógica. Teoricamente, este estudo baseia-se na concepção da Racionalidade comunicativa (HABERMAS, 2012); Formação continuada (NÓVOA 2002, 2009, 2013, 2014); Professor Reflexivo (SCHÖN, 2000); Mídia-educação (BELLONI, 2009; FANTIN, 2012). Espera-se, com esta investigação, refletir sobre a profissionalidade do professor da Educação Profissional, através de processos linguísticos mediados pelas TIC, levando-se em conta aspectos sociais e culturais inerentes aos processos comunicativos.


Agência de fomento:
Universidade do Estado da Bahia