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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


POR UM ENSINO REFLEXIVO E PRODUTIVO DOS PRONOMES DEMONSTRATIVOS À LUZ DA SOCIOLINGUÍSITICA EDUCACIONAL

Autores:
Mara Rúbia Fernandes (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Talita de Cássia Marine (UFU - Universidade Federal de Uberlândia)

Resumo:

O objetivo principal desta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS-UFU -  foi contribuir para um ensino mais reflexivo e produtivo acerca dos usos reais da Língua Portuguesa e mais aderente à variedade brasileira contemporânea, por meio da produção de um caderno de atividades que contemple o ensino do tópico linguístico “Pronomes demonstrativos”, à luz da Sociolinguística Educacional (Cf. BORTONI-RICARDO, 2012, 2013, 2014) e da Pedagogia da Variação Linguística (FARACO, 2008; FARACO; ZILES, 2017; BAGNO, 2009,2012, 2015, 2016; CYRANKA, 2007, 2015), em uma abordagem variacionista da língua, de modo a contribuir positivamente para o aprendizado efetivo de tais pronomes, a fim de minimizar a distância entre os conteúdos ensinados na escola e o uso que efetivamente fazem (ou podem fazer) desses pronomes, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da competência comunicativa dos aprendizes e para a elevação da autoestima linguística dos alunos.  Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa-ação (cf. THIOLLENT, 2000), dado seu caráter interventivo e interpretativo.   A análise dos dados evidenciou que uma proposta didática desenvolvida à luz da Sociolinguística Educacional, para o ensino de análise linguística, neste caso específico, dos “Pronomes demonstrativos”, mostrou-se um instrumento pedagógico eficiente, à medida que contribuiu para a formação de uma capacidade de reflexão linguística do alunado acerca dos fenômenos linguísticos, presentes em situações reais de uso.

 


Agência de fomento:
Recurso próprio