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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Argumentação e letramento científico: integração pertinente na universidade

Autores:
Ana Cristina Barbosa da Silva (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo:

Esta pesquisa analisou o uso da argumentação para o letramento científico na produção textual de graduandos, bem como o uso do discurso científico na argumentação após intervenções pedagógicas. As análises também contemplaram as percepções dos próprios graduandos a respeito de sua desenvoltura nos usos. Entende-se que o estudo e o uso da argumentação são de grande importância para desenvolvimento do pensamento e da escrita científica, por isto o interesse em investigar práticas pedagógicas com estas perspectivas. Para essa discussão, foram consideradas as abordagens de Leitão (2007), Souza e Sasseron (2012), Garcia et al (2012), Silva (2014) no que concerne à relação da argumentação com o científico. Sobre o letramento científico, tem-se Lemke (1997), o qual afirma que aprender ciência significa se apropriar de seu discurso, como descrever, comparar, classificar, analisar, discutir, teorizar, concluir, generalizar e compreender a linguagem empregada, como pensam também Oliveira et al (2009). Sobre a questão de uso de termos científicos, foram consideradas as discussões de Faulstich (1999) e Alves (2006). A pesquisa se realizou na disciplina de Argumentação e Letramento Científico, cuja carga horária foi de 60h, com as análises dos textos dos estudantes, os quais participaram de um debate oral e produziram seis artigos científicos no total, dentre outros textos. Porém, somente estas produções foram o foco das análises desta pesquisa. Os graduandos ainda responderam a um questionário sobre os conhecimentos e uso da argumentação e do discurso científico antes e depois das intervenções pedagógicas. Constatou-se que houve o uso do discurso e da linguagem científica no debate e nos artigos científicos de forma coerente, porém alguns aspectos precisavam ser melhorados. Os graduandos conseguiram mencionar sobre o que aprenderam no uso da argumentação e do discurso científico.