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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


MARCAS DE ORALIDADE EM PRODUÇÕES ESCRITAS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores:
Joni Márcio Dorneles Fontella (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná)

Resumo:

RESUMO: Esta pesquisa busca analisar marcas de oralidade em produções escritas de alunos do Ensino Fundamental (EF), utilizando-se o gênero discursivo autobiografia como forma de mediação. A ideia central dessa proposta surgiu a partir dos seguintes questionamentos: alunos do 9º ano do EF apresentam marcas de oralidade na escrita de um gênero discursivo se não receberem instrução formal acerca do mesmo? Na produção escrita desse gênero, com a instrução formal, eles apresentam manifestações de oralidade? É possível mapear o perfil socioeconômico dos alunos por meio da análise do estilo, da temática e da construção composicional dos enunciados de seus textos? Trata-se de uma pesquisa sustentada na concepção dialógica da linguagem (BAKHTIN, 2005 [1963], 2010 [1979]; BAKHTIN, VOLOCHINOV, 2004 [1929]), e inscrita na Linguística Aplicada (LA) (MOITA-LOPES 2006, 1996; RODRIGUES, CERUTTI-RIZZATTI, 2011). Dessa forma, pretende-se trabalhar com alunos de 9º ano do EF da rede estadual de ensino, na cidade de Foz do Iguaçu - PR, com o objetivo principal de analisar suas produções escritas, verificando se existem marcas de oralidade e analisar se elas têm relação com a posição socioeconômica dos sujeitos da pesquisa. A metodologia consiste na apresentação de uma Sequência Didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004; SWIDERSKI; COSTA-HÜBES, 2009), como forma de apresentação da situação comunicativa proposta.