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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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Modalizadores discursivos e polifonia no gênero Projeto Político Pedagógico

Autores:
Vanessa Santos da Silva (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Maria Eduarda de Oliveira Alves (UFPB - Universidade Federal da Paraíba)

Resumo:

Este trabalho apresenta os resultados parciais de uma pesquisa visa descrever o funcionamento semântico-argumentativo e enunciativo dos fenômenos da modalização discursiva e da polifonia presentes no gênero Projeto Político Pedagógico. O Projeto Político Pedagógico é aqui tomado como um gênero discursivo, a partir da perspectiva baktiniana, que considera os gêneros como tipos relativamente estáveis de enunciados. Para embasar esta investigação, adotamos a concepção de argumentação linguística, postulada por Ducrot e colaboradores (1987 e 1994), na Teoria da Argumentação na Língua, para quem argumentar é orientar o discurso em razão de determinadas conclusões. Além do mais, dispomos dos estudos sobre a Modalização Discursiva, proposta por Koch (2002), Castilho e Castilho (1993), Nascimento e Silva (2012) e entre outros, que consideram o fenômeno da modalização como uma estratégia semântica-argumentativa e pragmática, que muitas vezes funciona em conjunto com diferentes fenômenos polifônicos, para imprimir orientação discursiva. O corpus desta investigação é composto por 06 (seis) Projetos Políticos Pedagógicos, os quais foram coletados em escolas da educação básica, em especial da rede pública da região do Vale do Mamanguape – PB (Litoral Norte da Paraíba). Esta pesquisa é de natureza descritiva, e de caráter interpretativista, de modo que investiga a ocorrência de modalizadores discursivos presentes no gênero escolhido, identificando fenômenos polifônicos que atuam em conjunto com os modalizadores discursivos, imprimindo argumentatividade. Assim, descrevemos e analisamos o funcionamento dos modalizadores e das vozes por ele avaliadas no gênero pesquisado, estabelecendo relações com a função sócio discursiva do gênero. A investigação está em sua fase inicial e esperamos, até o final da pesquisa, que seja mapeado mais um gênero discursivo, no que diz a respeito ao seu funcionamento argumentativo, em especial a partir da ocorrência dos fenômenos da modalização e da polifonia enunciativa.


Agência de fomento:
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico