Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Letramento Escolar e Produção Textual Escrita: o discurso dos estudantes do ensino fundamental

Autores:
Valquiria Rodrigues Silva Santos (UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS)

Resumo:

Francisca Izabel Pereira Maciel (Orientadora)  Professora da FAE/UFMG emaildafrancisca@gmail.com

 

Esta pesquisa qualitativa, em andamento, tem como objetivo analisar o discurso dos estudantes no que se refere às demandas de produção de texto escrito no 5º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Minas Gerais. A possibilidade de situar o discurso dos estudantes sobre o processo de escrita escolar seria uma maneira de recuperar contexto de produção deles. Para a consecução dessa pesquisa qualitativa, serão analisados os cadernos de produção de texto e realizadas entrevistas semiestruturadas com 08 estudantes, com o intuito de verificar quais os gêneros textuais contemplados, quais as temáticas abordadas, e quais as propostas para a produção desses textos. A pesquisa apoia-se nos referenciais teóricos de Bakhtin (2003) que compreende a linguagem como uma interação dialógica entre os sujeitos. O conceito de letramento como prática social será discutido a partir dos estudos de Barton (1994) e Street (1993). Subsidiaram a pesquisa no que se refere à discussão sobre gêneros textuais, os autores Marcushi (2008) e Schneuwly e Dolz (1999 e 2004). Os resultados parciais da pesquisa mostram que a maioria dos textos produzidos pelos estudantes são de natureza narrativa, tendo como propostas imagens, temas e começo da história. Posteriormente, serão confrontados os resultados das análises dos cadernos de produção com as entrevistas realizadas para compreender os discursos dos estudantes em relação à produção textual.