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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


Aprender, ensinar e refletir: Formação de professores e atividades extensionistas

Autores:
Magali dos Santos Moura (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Resumo:

o pôster pretende expor o trabalho desenvolvido no Programa de Extensão do Instituto de Letras da Uerj, LICOM – Línguas para Comunidade, que se articula em dois eixos. O primeiro garante a integração entre Universidade e Comunidade através do reconhecimento de demandas e da elaboração de soluções, oferecendo cursos e oficinas de boa qualidade à comunidade, a saber: de Línguas Materna, Grega (Koiné), Latina e Adicionais (Alemão, Espanhol, Francês, Grego Moderno, Inglês, Italiano, Japonês e Português para Estrangeiros), correspondendo à gama de formação profissional do Instituto de Letras (ILE). O segundo eixo assegura aos estudantes da UERJ, futuros professores de línguas materna e adicionais, a ampliação dos espaços de práticas docentes diversificadas, com variedade de campos de estágio, visando o aprimoramento de sua formação profissional.

Os cursos oferecidos pelo Programa LICOM são ministrados por estagiários (licenciandos do Instituto de Letras), sob a coordenação e orientação de professores do Instituto. A ele estão vinculados quatro projetos específicos de ensino de línguas já em andamento e mais um em fase de implementação. No que diz respeito à visão de linguagem em que se baseia, o Programa LICOM caracteriza-se pela ênfase dada à linguagem como uma prática social, portanto inserida num contexto sociocultural e histórico particular. Conceber-se a linguagem como prática social implica, necessariamente, atribuir importância a questões culturais e a questões da contemporaneidade, como o papel das línguas adicionais num mundo globalizado, para dar apenas um exemplo. Assim, a proposta de ensino adotada nos cursos do Programa LICOM é pensada como ação formativa, sem, contudo, negligenciar-se o ensino da dimensão sistêmica da linguagem, num gesto voltado tanto para a construção da competência linguística do estudante quanto para a construção da sua consciência crítica em relação aos usos que se fazem da linguagem, seja ela materna ou adicional.