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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Livros de imagem para crianças pequenas: a composição dos acervos do PNBE (2008-2014)

Autores:
Maria Laura Pozzobon Spengler (IFC - INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE)

Resumo:

Este trabalho objetiva apresentar as discussões e reflexões oriundas de tese de doutoramento, defendida no ano de 2017, na qual foram descritos e analisados os livros de imagem que compuseram os acervos do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) para a Educação Infantil em quatro edições – entre os anos 2008 e 2014. Conceituando o livro de imagem dentre os gêneros literários para a infância, buscou-se imprimir sua marca estética nas experiências de leitura das crianças de 0 a 6 anos. De caráter qualitativo, a pesquisa buscou compreender a importância de políticas públicas de leitura no âmbito educacional. E para isso, foram pesquisados 77 livros, caracterizados como livros de imagem dentre um acervo total de 360 livros distribuídos para as instituições nos quatro anos em que o PNBE foi destinado à Educação Infantil. Sabendo que a característica primordial de um livro de imagem é apresentar uma narrativa composta por uma sequência de imagens guiada por um fio narrativo, percebeu-se que muitos livros que continham pequenas narrativas verbais estavam classificados como livros de imagem nos documentos oficiais do programa, portanto, houve a necessidade de readequar as listas divulgadas pelos órgãos responsáveis pela escolha a distribuição dos livros. Assim, 59 livros com narrativas imagéticas foram analisados, a partir de sua narrativa, atentando para a composição e a relevância dos temas das narrativas e suas personagens de bem como sua composição física como objeto através da análise dos paratextos. A pesquisa realizada buscou divulgar, especialmente ao professor de Educação Infantil, o material que lhe é disponibilizado através de políticas públicas como foi o caso do PNBE, e em especial, os livros de imagem que compõem esses acervos, destacando que essas narrativas imagéticas podem promover experiencia estética aos leitores ampliando assim, seu repertório cultural e linguístico e também reflexão acerca do mundo.


Agência de fomento:
CAPES/FAPESC